• Liv Lorrany

Resenha do livro: Você me quer para ser sua mãe? Ensaios sobre amor e adoção



Sabe aquelas leituras leves, que você consegue terminar em um único dia? Você me quer para ser sua mãe? Ensaios sobre amor e adoção é exatamente assim, simples e agradável. É possível perceber que a autora tem forte relação com a temática abordada. Inicialmente parece que irá falar apenas de sua experiência com a adoção, mas não, Vera Lúcia, que é mãe por adoção e presidente do grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar de Goiânia (Conviver-GEAAGO) vai além, ela traz histórias marcantes e muitos dados.


Nos últimos meses li bastante sobre adoção, mas não tinha visto algo parecido. Acredito que o fato de Vera Lúcia estar inserida há bastante tempo na temática fez com que soubesse exatamente quais palavras usar em cada trecho. Ela fala com muita responsabilidade sobre o assunto.


A autora traz diversos vieses da adoção, como preconceito racial, planejamento familiar, família biológica, vínculo entre irmãos biológicos e a chegada na escola. Um em especial me chamou atenção, a revelação da adoção, como abordar tal questão? Ela afirma e vai enfatizando que essa revelação sempre irá existir. Primeiro você conta para a criança, depois, na escola e, no futuro, talvez, ao namorado/a. Vera explica que, com o passar do tempo, foi deixando sua filha resolver se contaria que foi adotada e a quem contaria.


O que mais gosto no livro é a linguagem. Escrito em primeira pessoa, Vera trata tudo com riqueza de detalhes, mas, ao mesmo tempo, é sucinta e precisa, não dá voltas, é certeira. A autora abre sua vida, fala dos momentos mais lindos até os mais complicados passados com a filha. Ela fala de Ana com carinho e, de maneira especial, o leitor consegue sentir o amor que Vera sente por Ana.


O exemplar não é só mais um livro sobre adoção, a mensagem é de que nem tudo na adoção são flores, assim como na maternidade biológica. Vera ensina a ver a adoção da forma como ela realmente é, e não de maneira romantizada. São 93 páginas repletas de amor e ternura.


Contato para adquirir o livro: (62) 9 81171461

0 visualização
Contato

Quer falar conosco? Mande sua mensagem na caixa ao lado. Será um prazer saber o que tem a dizer sobre nosso trabalho.